O número de pessoas que resolveram procurar uma nova oportunidade no mercado está crescendo. Prova disso é que, em um ano, Catanduva ganhou 1.177 novos Microempreendedores Individuais (MEI). Os dados são do Portal do Empreendedor, com base nos 12 últimos meses. Com isso, a cidade alcança 5.948 MEIs em atividade.
Quando é analisada a forma de atuação, o levantamento do Governo Federal mostra que a maioria é formada por microempreendedores com estabelecimento fixo (41,9%), seguida pelos que atuam porta a porta, postos móveis e ambulantes (39,7%). Em terceiro lugar estão os que atuam de forma exclusivamente digital, pela internet.
O levantamento também apresenta curiosidades, como a nacionalidade dos novos MEIs em Catanduva. Os dados mais recentes mostram pelo menos cinco peruanos que encontraram no ramo a oportunidade de mudar de vida. Também há jordanianos (2), iranianos (2), além de chilenos, colombianos, italianos, sírios e turcos, com um registro cada. Como já era de se esperar, a maioria é formada por brasileiros: 5.934.
Os dados apontam para um salto de 74,4% desde a implantação do programa Empresa Agora, que ocorreu em 2017. Antes disso, em 2016, a cidade contava com 3.410 microempreendedores. A iniciativa tem apoio do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato Rural e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).
“É um orgulho termos implantado um programa tão efetivo como o Empresa Agora. Fomos até premiados e isso é muito relevante, porém, muito além dos números, o que realmente importa é a mudança na vida das pessoas, as oportunidades e facilidades aos empreendedores”, frisa o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.
O programa da Prefeitura inclui atendimento específico para empreendedores que têm dúvidas sobre como formalizar o próprio negócio e que necessitam de capacitação e acesso ao crédito. Tudo isso é encontrado pelos futuros MEIs no Poupatempo, que conta com uma unidade do Sebrae Aqui. Para agilizar a abertura das microempresas, a prefeitura faz os serviços de inscrição municipal e autorização de notas fiscais.
Fonte: Assessoria/Prefeitura